Desarquivando o Brasil/Movimentos Sociais

Manifestantes pedem intervenção militar: vamos conversar

Somos uma jovem democracia, cheia de falhas e vícios, mas ainda assim podemos dizer que estamos acostumados às manifestações populares. Podemos discutir a legitimidade das revindicações. Podemos reclamar do engarrafamento provocado por elas. Podemos discordar delas, inclusive. Que tudo isso é da democracia. Mas o que dizer quando encontramos manifestantes pedindo intervenção militar?

Senta aqui vamos conversar

Esse tipo de reivindicação deveria causar estranhamento para todos os brasileiros.  Mas deveria soar ainda mais contraditório principalmente para quem estava, como naquela ocasião, numa passeata pedindo o impeachment da presidente Dilma, “fim da corrupção”, recontagem de votos, liberdade de imprensa… Enfim, tudo o que não poderia existir num país sob intervenção militar!

Mas se você ainda estiver com alguma dúvida e quiser argumentar que “a voz do povo é a voz de Deus” e perguntar: “E se o povo se manifestar nas ruas e pedir intervenção às forças armadas, não está dentro da legalidade?”

A resposta é NÃO. Se quiser saber mais detalhes, o pessoal da Agência de notícias do Senado fez um post didático explicando os motivos, clique aqui para ler.

Precisamos refrescar a memória da população: o Brasil já passou por ditadura civil-militar e não foi uma experiência boa (pra dizer o mínimo). Precisamos continuar falando sobre o direito à memória e à verdade. A Comissão Nacional da Verdade vai entregar o relatório final para a presidenta Dilma Roussef no próximo dia 16 de dezembro. Acompanhe as notícias sobre esse tema pelo site Desarquivando o Brasil e divulgue os posts. Toda divulgação é necessária: para que se conheça, para que não se esqueça, para que não se repita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s